User Tools

Site Tools


copa_2014

[ Home | Blog | Log | To Do | Done | Notes | Links ]


Copa 2014

Estas são as minhas inquietações sobre a Copa 2014.

Reflexões

Passado o evento, anoto aqui as minhas reflexões.

Vale o circo que torna o nosso espírito mais leve. Mas, será que valeu a pena?! Passada a euforia, a ressaca me deixa naquela condição de prometer não me embriagar mais.

Queria ver esporte, arte, jogo, e tecnologia. Mas realmente não vimos muito isso. O esporte dá lugar a violencia e a excessos demonstrados pela alta quantidade de contusões. A prática de artistas tornou-se trabalho de operários mal preparados e incapazes de compor o grande quadro. O jogo sumiu ao deixar transparecer as tramoias e a fragilidade técnica dos arbitros. A tecnologia é um grande fiasco ao menos na sua apresentação, a começar do chute do paraplégico na abertura da copa em um canto obscuro do estádio.

Volta a minha cruzada pela revalorização do empate. Ao invés destes arremedos de desempates: Prorrogação e Penaltis. Melhoria seria a equipe de melhor campanha entrar com a vantagem do empate, procurando propiciar um jogo mais franco e aberto. A necessidade de vencer, faz com que o time adversário busque mais o jogo. A Prorrogação não melhora o espetáculo, e ainda coloca em risco a integridade física dos atletas.

Informar ou desinformar

Começa a segunda rodada da fase de grupos. O Brasil empata com o Mexico em 0 x 0. O reporter chama a torcida para o segundo jogo do grupo Bosnia x Camarões e convoca para uma torcida pelo empate. Assim México e Brasil estariam classificados para a fase de jogos eliminatórios.

Mas que absurdo. Nenhum resultado define a classificação. Uma derrota significa a eliminação da próxima fase. O empate garante sim que todos dependem de seu próprio desempenho para se classificar para a próxima fase.

O saldo de Gols é um critério de desempates, mas ele vem depois da soma de pontos. Desta forma, existem situações em que o saldo de gols não faz diferença. Isto é quando não existe a chance de haver empate na soma de pontos.

A chances da Inglaterra com zero pontos depois do seu segundo jogo de se classificar é nula. Não há configuração de resultados das próximas partidas que permita que ela se classifique para a próxima fase. É a mesma situação da Espanha ao final da segunda rodada da fase de grupos. Oops… Parece que existe mesmo uma chance para a Inglaterra no caso de a Italia ganhar da Costa Rica neste segunda rodada. Indo para a terceira rodada, se a Italia ganhar do Uruguai, ela se classifica com 100% de aproveitamento. A possibilidade de classificação da Inglaterra depende de uma vitória dela contra a Costa Rica, formando um empate triplo de Inglaterra, Costa Rica, e Uruguai com uma vitória e uma derrota cada, cabendo então o desempate pelo saldo de gols.

Curiosamente, existe uma combinação em que uma equipe se classifica na fase de grupos com dois pontos. Se classifica pelos critérios de desempate em um empate triplo com dois pontos. Ou seja um dos times ganha todas as suas tres partidas, enquanto os demais jogos terminam empatados.

Digno de nota, é a valorização do empate pelo reporter. Pela revalorização do Empate!!

Globo x Band

Se você assistir as duas transmissões, até parece que você está vendo dois jogos distintos.

Marketing

Será que as forças do marketing alteram os resultados dos jogos. Estava observando que resultados de 0x0 não são populares e a pressão por resultados com definição (não empate) podem estar alterando os resultados. Também parece haver manipulação para evitar resultados muito elásticos como 8 x 0 ou mais. Por exemplo, neste caso, com juiz terminando o jogo antes que a bola entre expandindo o resultado já avantajado.

Foi vendido vendido um torneio de futebol. Se isso não é entregue, o público vai e com razão. Não é justo o entregador pedir que aplauda o produto que não está sendo entregue. Se não tem futebol, não é torneio de futebol. As vaias são invitáveis.

A repercussão do evento no exterior é grande. Difícil saber ainda se positiva ou não. De qualquer forma, a melhor forma de melhorar uma campanha de marketing, é melhorar o produto.

FIFA, Sony, Google - é guerra total. http://torrentfreak.com/foul-sony-orders-google-to-censor-the-world-cup-140622/

Cadê o Fuleco

http://ovelhojornal.blogspot.com.br/2014/06/cade-o-fuleco.html enfim parece que o problema é mesmo de dinheiro. Quem usar a idéia mas não querem pagar por ela.

Já quanto ao dito cujo do animal tatu-bola, ele continua em extinção.

Suspeito

Agentes da Interpol investigando manipulação de resultados. Isso é muito suspeito.

Escalação de arbitros orientadas. Piorando com arbitros influindo no resultado dos jogos. Imagine que os gols do México,irregualrmente anulados na primeira rodada alterariam a classificação no grupo A.

No passado, era costume devolver a cabeça do mensageiro quando a oferta não agradava. O mesmo se repete: Prendemos os Cambistas http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/06/mais-de-100-cambistas-foram-detidos-desde-o-inicio-da-copa.html

Comercio paralelo de ingressos. Olhando mais de perto, são ingressos especiais distribuídos pela FIFA. Caixa 2? Nepotismo? Familiares de altos dirigentes envolvidos?

Para que não beneficiar um time, os jogos na terceira rodada da fase de grupos são agendados para o mesmo horário dentro do grupo. Mas, o técnico da Holanda pondera que o grupo dele, B, decide horas antes do grupo A, da casa! Desta forma, os donas da casa podem escolher entre ficar em primeiro ou segundo, já sabendo a quem vai enfrentar nas oitavas de final. Claro, todos os jogos ao mesmo tempo seria um prejuizo para os cofres da FIFA. O técnico Holandes dá a entender que os resultados dependem de fatores alem jogo. Os resultados são manipulados de acordo com interesses outros alem do esporte/jogo.Os resultados são falhas

Isso sem pensar em “Mala Preta” ou mesmo “Mala Branca”! Interpol! Cadê vocês? Será que a FIFA comprou vocês também??

Chegamos à terceira rodada na fase de grupos com a Alemanha e os Estados Unidos com 4 pontos. Um empate classifica a ambos, mas a vitória de um dos lados, dá chance para os dois outros times do Grupo. Fair Play é jogar até o fim, mas será que eles não preferem o confortável empate? Coisa semelhante acontece com o jogo Argentina x Nigéria! Combinariam? Vale a “Mala Branca”? e a “Mala preta”?

Morder, não vale! Mas parece que alguem tinha apostado que este jogador, especificamente, morderia alguem nesta copa. A aposta foi feita antes mesmo de se saber se ele viria à Copa.

Avisão pousa com mala cheia de dinheiro. Dinheiro é distribuído entre os jogadores. A mala era preta ou era branca?

Mala prêta para o goleiro ganes espalmar a bola nos pé do CR7 ajudando-o no seu único gol. Ou seria uma mala branca, para eles entrarem em campo para cumprirem com o restante do show. A Receita Federal fez os devidos lançamentos da transação?

Até mesmo a recusa de recebimento de prêmio, destinando a causa benemérita, passa a soar suspeita. Em especial, se o time acaba por ser desclassificado no jogo seguinte.

Por fim, “Suspeito” deste título é de “Eu supeito”! Não obrigatóriamente, um adjetivo sobre o processo.

Fiascos

Você observou a condição do gramado? Parecia mais um “pasto ruim”!! Você está vendo nas imagens, mas os narradores e comentadores “não estão vendo”! Não basta a própria FIFA, alterar o protocolo, e cancelar os reconhecimentos de campo previstos, sob o pretexto de preservar o gramado.

Comida! Nem pensar. Quando tem, é cara! Para os trabalhadores, tivemos até caso de intoxicação alimentar de “voluntários”. Bom…. isso foi comentado por algumas midias, mas achei que seria digno de nota.

Divisórias de tapume não segura a invasão de torcedores ansiosos por assistir aos jogos. Segurança?

Piscada na energia elétrica, interrompe a coletiva de imprensa! Isso sem contar que no jogo de abertura, parte dos refletores se apagaram. Felizmente, a luz do dia ainda permitia a prática do Nobre Esporte Bretão.

Torcedores com ingressos não conseguem assistir aos jogos.

Ministério do trabalho, altera a regra do jogo e obriga a parada para hidratação, ameaçando de multa! As regras do não são suficientes para garantir um esporte sadio. Joelhada nas costas, que provocou fratura na lombar, não recebeu nem uma advertencia verbal.

Elevado em construção, para a Copa, cai com fatalidades. Medidas de segurança foram relaxadas para cumprir os prazos, já vencidos da FIFA? Empreiteiras contratadas a toque de caixa sem as devidas validações técnicas?

Tomamos gol do cego (Blind).

Fair Play

Fair Play é devolver a bola jogada para fora, para o atendimento de um dos colegas. Mas, é só isso???

Fair Play é jogar o meu melhor, contra o seu melhor. A minha arte somente se completa com a sua arte. Se eu não jogar o meu melhor, como o show pode ser completo?

Se eu me cansei, devo ser substituído! Deveria ter me preparado melhor! Somente o meu melhor é Fair Play.

Fair Play é disputar com o meu melhor contra o seu melhor. Sem colocar em risco a integridade das partes envolvidas. O adversário do jogo é o colega de profissão.

Porque o meu adversário é mais fraco, preciso continuar mostrando o meu melhor, para garantir a obra de arte proposta. Poupar o adversário de um placar dilatado quando ele é mais fraco, desgraça não só o meu adversário, mas o próprio jogo.

Fair Play não requer beijinhos, mas morder não vale. Até mesmo no Boxe, isso é recriminado que resultou em punição ao grande Mike Tyson.

Acho que gostaria de ver um comportamento como o dos jogadores de Basket de antigamente. O arbitro apontava a irregularidade e o atleta infrator levantava o braço incontinente para que fosse anotada contra ele a falta. Parece um tanto imaturo se jogar para tentar cavar uma falta, tentar jogar a torcida contra o juiz, ou mesmo vibrar com o gol que ele não fez.

A integridade fisica do companheiro de esporte / profissão deve ser preservada. Se for estipulado um preço para uma ameaça a esta integridade, este preço precisa ser capital. Assim, a mordida ou a joelhada não pode ser aceita. Precisa ser coibida com a exclusão.

De forma semelhante, a Falta-Tática é um anti-jogo (atenta contra o esporte) e não pode ser aceita. Afinal, estamos aqui para praticar um esporte. Veja que se um jogador da linha, tira uma bola que ia entrar no gol com as mãos, ele é excluido. Assim, uma faltaa (garrão, pontapé, mordida, ou joelhada, etc) porque não consigo alcansar o meu adversário precisa ser igualmente punido.

Futebol

Do esporte, da prática competitiva, do talento individual, ainda estou esperando para poder registrar alguma coisas.

Se falarmos somente dos gols, quais poderiamos considerar futebol. Frango do Goleiro não conto como gol! Quantos “mão de alface”! Bolas entregues descaradamente ao adversário não conto!

“Desde a Playboy da Hortência não se via uma pelada tão feia.” (Brasil 1 x 7 Alemanha)

Empate

O empate é um resultado previsto neste esporte. O empate demostra que não há diferença significativa entre as forças em ação.

As tentativas de diminuir este resultado levam a situações que somente fazem mal à disputa. 3 pontos pela vitória e 1 ponto pelo empate inflaciona gratuítamente a pontuação, favorecendo a atitude antiesportiva com a manipulação de resultados.

Artifícios como a prorrogação e a disputa por tiros livre a partir da marca do penalti, prejudicam a boa prática do esporte colocando em risco os profissionais envolvidos pela exposição a esforço alem do usual. Do pouco que vi na TV, me lembro de ter visto dois jogadores vomitando durante a prorrogação. Um deles, o Messi. Não contribuem para o aprimoramento da prática desportiva.

O resultado deve ser o do futebol. Da bola rolando. Assim, prorrogação, tiro livre a partir da marca do penalti, sorteio, tapetão, etc devem ser minimizados. Eles diminuem a prática esportiva. O técnico trouxe um catador de tiro livre a partir da marca do penalti. Isso faz desta prática uma outra atividade. Não é futebol.

Evolução da Prática

Realmente está dificil de achar.

Spray para demarcar os locais no campo. Contem CFC? Qual foi o efeito deste recurso? Os jogadores obedeceram melhor ao juiz? Deu menos problema de reclamação?

Olho Eletrônico? Gostaria de entender os algoritmos usados neste processamento. Ainda não entendi o funcionamento deste recurso. Porque tantas cameras? Quais são realmente usadas? Será que a quantidade de cameras está relacionado mais com o preço do sistema, do que com a qualidade do teste? Quanto de precisão se consegue? A falta de contestação é supreendente. Claro que os sistemas falham, como falhou a linha de impedimento no jogo do Brasil x Camarões no caso do gol do Fred.

Entre as evoluções que pude observar é uma certa melhoria no condicionamento físico dos atletas, apesar de ainda estar visando os 90 minutos. Alem disso, a deterioração é rápida e sensivel.

As melhorias das habilidades dos goleiros parecem estar estar relacionadas com as restrições aos seus privilégios de jogar com as mãos. Parece que os goleiros estão sendo mais exigidos com os pés. Como vimos o goleiro alemão nas oitavas de final marcar o atacante da intermediária, acompanhando o ataque até a linha de fundo e desarmando com um carrinho preciso.

As qualidades táticas dos times parece estar estagnada. Não vejo grandes melhorias nas preparações táticas dos times. A falta de criatividade e de preparado, faz com que se fique na mesmice e contado sempre com o talento individual salvador.

A malandragem, em compensação, parece ter regredido. Acho que ao tomar o segundo gol contra a Alemanha, qualquer goleiro brasileiro se contundiria, cairia por tempo suficiente para fazer um discurso de Fidel curto!

Já quanto às habilidades individuais não vejo grande evolução. Fundamentos individuais como condução, chute, desarme, cabeceio parecem não ter evoluido. Entendo que estes fundamentos devam ser cobrados de todos os atletas.

As faltas no formato de agressão como as cotoveladas aumentaram. Não precisa ser a cabeçada do Zidane para ser agressão!

Estado Usurpado

A Lei da Copa é a entrega do Estado à FIFA, com plenos direitos. Privatização.

Ao aplicar a pena de privação do direito de ir e vir ao canibal, a FIFA usurpa os privilégios do Estado. Completa a privatização. Neste sentido, a falta de clareza na tributação do pagamento aos atletas ganeses é um evento menor. Uso da escolta policial ao numerário na sua chegada ao Brasil é igualmente menor.

Mercenários

O uso de “soldados pagos” nos campos de guerra são sempre considerados um tabu. Claro que é de conhecimento, esta prática em diversos eventos.

Mas, aqui não se trata de guerra. Pelo contrario, é um esporte, é uma confraternização.

Mas temos que admitir que “pagar os seus soldados” causar alguns comportamentos um tanto estranhos.

Técnicos “pago” que tomam atitude pouco recomendável durante a execução do Hino nacional.

Quando o soldado não é pago, ele passa a jogar por outro time! O que altera a natureza da competição entre nações. Poderemos vir a ter a competição entre conglomerados economicos/financeiros.

“Mala Preta”, “Mala Branca”, Premios, tudo é motivo de grandes debates desde muito antes da bola começar a rolar. Tristeza! Compare-se com a declaração de Oscar Schmidt no discurso de premiação no Hall da Fama. Porque ele não jogou nas Ligas Americanas?


[ Home | Blog | Log | To Do | Done | Notes | Links ]


copa_2014.txt · Last modified: 2023/11/13 20:41 by 127.0.0.1